quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Eletrônica extrema: transístor funciona com um único elétron

Eletrônica extrema: transístor funciona com um único elétron: O componente é simultaneamente um transístor ultraminiaturizado, uma célula de memória que não perde dados na ausência de energia, um sensor de força, um sensor elétrico e um átomo artificial para a computação quântica.

Ilha de elétrons
Em 2006, a equipe do professor Jeremy Levy, da Universidade de Pittsburgh, criou pontos quânticos de germânio que, colocados sobre um substrato de silício, com precisão de 2 nanômetros, eram capazes de aprisionar elétrons individuais.
Em 2009, o mesmo grupo criou uma plataforma universal para fabricar componentes eletrônicos com dimensões próximas à escala atômica.
Agora eles juntaram todos os ingredientes e criaram uma "ilha de elétrons" que mede apenas 1,5 nanômetro de diâmetro.
A ilha se torna o elemento central do transístor de elétron único quando recebe um ou dois moradores - um ou dois elétrons.
Os elétrons são levados até lá por meio de nanofios, que funcionam como os eletrodos do transístor. O número de elétrons aprisionados - que pode ser apenas zero, um ou dois - altera as propriedades de condução do dispositivo.
Isto permite que o componente funcione como um átomo artificial, de grande interesse na área da computação quântica.




  • Faça suas compras na internet com segurança, faça cadastre no PagSeguro, fique protegido, varias formas de pagamentos, valor pago liberado para vendedor após a confirmação do comprador, recomendo!!


  • Vídeo não pode ser exibido.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu recado!